27/06/2026 07:40

  • Home
  • Regiões
  • Saúde mental: a grande aliada da qualidade de vida

Saúde mental: a grande aliada da qualidade de vida

Foto: Moisés Candido

Volta Redonda – Na busca pelo emagrecimento e pelo estilo de vida saudável, é comum que muitas pessoas concentrem seus esforços principalmente na dieta e nos exercícios físicos. Com muita frequência, a saúde mental é colocada de lado, sendo a última das prioridades durante esse processo. Assim você se trata de maneira cruel, se humilha, ridiculariza e se desvaloriza por conta de um erro ou porque algo não saiu como planejado. Durante processos radicais de mudança, acredita-se na ideia de que quanto maior as exigências, melhores serão os resultados. E todas as vezes que isso acontece você provavelmente se sente pior, menos motivado e desanimado.
Pensando nisso, conversamos com a psicóloga convidada do Desafio Verão, Jéssica Almeida, que integra a equipe multidisciplinar do projeto. Jéssica fala sobre a importância de uma relação mais saudável e amorosa com nós mesmos, além do conceito de autocompaixão, da psicóloga educacional estadunidense Kristin Neff.
“Não tem a ver com autopiedade ou vitimismo. Tem a ver com a forma como você fala com você mesmo. Ser autocompassivo é estar aberto ao próprio sofrimento, com cuidado e compreensão para com o seu eu, uma atitude sem julgamentos em relação às suas vivências. Todos cometemos erros e temos dificuldades, mas mesmo assim agimos como se fosse extremamente negativo quando é vivido por nós”, afirma Jéssica.
Quem deseja emagrecer de maneira saudável precisa incluir o cuidado com a saúde mental. Essa abordagem permite que o processo seja mais leve e menos frustrante, oferecendo ferramentas emocionais que auxiliam na manutenção dos resultados, e tornando a busca pelo bem-estar algo mais pleno e satisfatório.
“Aperfeiçoar a autoconsciência, praticar ‘mindfulness’ e prestar atenção aos diálogos internos em nossa mente. Assim somos mais capazes de compreender nossas próprias necessidades, desejos e limitações, o que ajuda a desenvolver uma relação mais compassiva e gentil conosco. Comece incluindo, no seu dia, pequenos atos de gentileza consigo mesmo e com o tempo, você perceberá uma mudança positiva na relação consigo mesmo e com o mundo”, recomenda a psicóloga.
Autocompaixão
Jéssica Almeida recomenda o livro “Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás”, de Kristin Neff, como uma leitura importante para quem deseja saber mais sobre o tema. Segundo a psicóloga, o conceito é muito importante para uma vida mais saudável, de maneira geral.
Estabelecer uma atitude compassiva e gentil em relação a si mesmo todos os dias. Para isso, algumas ações são importantes para começar e manter esse processo em nossas vidas.
“Autocompaixão é como um antídoto fundamental para o seu bem-estar emocional, diz respeito a você tratar a você mesmo com a mesma bondade e gentileza que trataria um amigo querido, se acolher e se respeitar. E fortalecer sua capacidade de lidar com as situações e encontrar um equilíbrio emocional mais saudável”, explica Jéssica.
A psicóloga destaca ainda como podemos aplicar o conceito no nosso cotidiano.
“Desenvolver hábitos de autocuidado é importante para o nosso bem-estar. Organizar uma rotina de sono consistente, praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se de forma saudável, incluir momentos para relaxar e descontrair, meditação, respiração profunda ou hobbies que proporcionem prazer, estabelecer limites saudáveis em relacionamentos e compromissos, colocando em primeiro plano seu próprio bem-estar”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PM apreende motocicleta com indícios de clonagem em Resende

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de uma motocicleta com indícios de clonagem…

Três Rios teve dois homicídios em menos de 48 horas – Informa Cidade

Um jovem de 18 anos, que não teve o nome divulgado, foi assassinado a tiros…

Polícia Militar apreende câmeras suspeitas de monitoramento do tráfico em Porto Real

PORTO REAL Policiais militares apreenderam quatro câmeras de videomonitoramento instaladas irregularmente em postes de iluminação…