26/06/2026 04:30

  • Home
  • Esportes
  • Veja como o Botafogo reconstruiu elenco para conquistar a América

Veja como o Botafogo reconstruiu elenco para conquistar a América

De um cenário de terra arrasada ao fim de 2023, com a perda do título do Brasileirão que parecia certo, o Botafogo reconstruiu seu elenco e, um ano depois, alcançou a Glória Eterna neste sábado (30), ao vencer o Atlético por 3 a 1 e conquistar a Libertadores da América. Abaixo, a Itatiaia conta como foi o processo vivido pelo clube carioca.

Em relação à última temporada, foram mais de 15 saídas do elenco e, por outro lado, mais de 15 contratações feitas pelo Botafogo. O investimento foi o maior da história do clube, e proporcionou um salto de qualidade com a chegada de nomes como Luiz Henrique, Almada, Alex Telles, Savarino e Igor Jesus, todos jogadores “de seleção”.

Para comandar o novo grupo, a aposta de John Textor em Artur Jorge mostrou ter sido acertada. O português – por quem o proprietário da SAF bancou a espera de quase dois meses com Fábio Matias como interino – foi convicto e capaz de colocar em prática o futebol ofensivo desejado e responsável por “virar a página” de 2023.

As muitas saídas do elenco

Sem fazer alarde, a diretoria do Botafogo iniciou a reformulação do elenco na virada de 2023 para 2024. Em términos de contratos ou empréstimos, mais de 10 jogadores deixaram o clube, sendo alguns deles com status de titular ao longo da temporada, como Di Plácido e Luis Henrique, e outros nomes com espaço, como Gabriel Pires, Lucas Fernandes e Diego Costa.

O departamento de futebol também realizou as vendas de Perri e Adryelson, para o Lyon-FRA, e de atletas que ficaram sem clima no clube, como Cuesta, ao Bahia, e Victor Sá, ao Krasnodar-RUS.

As primeiras contratações

Ao mesmo tempo, o Glorioso foi ao mercado e contratou peças que tornaram-se fundamentais na atual temporada. Ainda no primeiro trimestre, John, Barboza, Savarino, Luiz Henrique e Gregore – titulares absolutos de Artur Jorge – e Jeffinho, Halter e Romero chegaram ao clube. Destes reforços, o único cujo investimento foi acima dos R$ 15 milhões foi o atacante Luiz Henrique.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto…

Ação de inteligência do 10º BPM resulta na prisão de suspeitos por tráfico em Barra do Piraí

Barra do Piraí Uma ação conjunta do Serviço Reservado (P2), da Agência de Inteligência e…

Fachin manda para Mendonça relatoria de ação sobre Flávio Bolsonaro no caso ‘Dark Horse’ – CartaCapital

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, decidiu nesta quinta-feira 25 enviar ao ministro…