Volta Redonda – O Clube dos Funcionários inaugurou, na segunda-feira (9), em parceria com o Centro de Educação Ambiental nas Escolas (CESCOLA), a Unidade de Pesquisa Agroambiental de Volta Redonda, que está localizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), na Praça de Esportes Tabajaras (PET), na Vila Santa Cecília.
O CEA foi criado em 2018 e é uma iniciativa do Clube, em colaboração com a Imperialis Paisagismo e o projeto Dr. Catador, focada em ações socioambientais.
De acordo com a diretoria do Clube, o Centro de Educação Ambiental desenvolve diversas ações voltadas para a sustentabilidade, como: telhado verde, programa de compostagem de resíduos orgânicos, liderado pelo Dr. Catador, estufa para produção de mudas e ervas, projetos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e, agora, a CESCOLA.
O Centro de Educação Ambiental é aberto aos associados do Clube e à comunidade em geral, oferecendo a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza e com projetos sustentáveis. José Fausto Júnior, subdiretor de Patrimônio do Clube, destacou a importância da iniciativa.
“O grande benefício para o associado é ter um espaço aberto para discutir a sustentabilidade e o meio ambiente, além de promover uma conexão entre as crianças, jovens e a natureza, o que não é muito comum hoje em dia. Além disso, traz benefícios que ultrapassam gerações, impactando positivamente seus filhos, netos e toda a nossa comunidade”, frisou.
Para o professor de Biologia e fundador do projeto Dr. Catador, Roberto Guião, o impacto positivo do espaço para a comunidade é uma grande oportunidade para os alunos.
“Aqui já passaram, pelo menos, cinco mil crianças. Muitas delas, vindas de escolas públicas e privadas, além de alunos universitários desenvolvendo projetos, estágios e mestrados. Essa iniciativa é única na região e, com o apoio de todos, só vem crescendo”, afirmou o professor.