Reunião discutiu alternativas para garantir manutenção dos serviços de saúde da fundação em Angra dos Reis e região
Dando continuidade às ações em defesa da manutenção dos serviços de saúde prestados pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM), a deputada estadual Célia Jordão participou, na tarde desta terça-feira (23), de uma reunião no Ministério Público de Tutela Coletiva para discutir alternativas que garantam a permanência do atendimento à população e a retomada dos serviços afetados pela crise financeira da instituição.
O encontro foi provocado pelo município de Angra dos Reis e contou com a presença do procurador Erick Halpern, além de representantes da FEAM, entre eles o diretor administrativo-financeiro Marcelo Oliveira e o superintendente Enaldo Góes.
Desde que veio a público a interrupção dos atendimentos de urgência e emergência no Hospital de Praia Brava, Célia Jordão tem cobrado providências dos órgãos responsáveis e defendido uma solução rápida para evitar prejuízos à assistência médica da região. Mesmo com a retomada dos serviços, que aconteceu após uma intensa manifestação, a parlamentar continua empenhada em buscar solução para que a crise financeira da instituição seja resolvida.
“A população não pode ser penalizada por impasses administrativos ou financeiros. Estamos acompanhando de perto essa situação e vamos continuar cobrando a responsabilidade que o Governo Federal e a Eletronuclear têm com a nossa região. A Eletronuclear não pode simplesmente interromper os repasses de recursos, especialmente pelo histórico de contrapartidas relacionadas à implantação das usinas nucleares em Angra dos Reis. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso à saúde com dignidade”, afirmou a deputada.
Durante a reunião, o procurador de Angra dos Reis destacou que a administração municipal está empenhada em contribuir para a construção de uma solução.
“Mesmo não sendo uma responsabilidade direta do município, entendemos a importância estratégica dos serviços prestados pela FEAM para a saúde pública da região. Infelizmente, a instituição enfrenta dificuldades decorrentes dos repasses de recursos da União e da Eletronuclear. Estamos aqui, junto ao Ministério Público e às demais partes envolvidas, buscando uma solução viável que evite maiores transtornos para a população”, declarou Erick Halpern.
A expectativa é que as discussões avancem para garantir a estabilidade financeira da FEAM e a manutenção dos serviços de saúde prestados à população de Angra dos Reis e Paraty.