25/06/2026 05:32

  • Home
  • Regiões
  • Volta Redonda leva estudo sobre saúde do trabalhador a Brasília

Volta Redonda leva estudo sobre saúde do trabalhador a Brasília

Volta Redonda – O Centro Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba I de Volta Redonda (Cerest-VR), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou do 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (12º Renasttão). O evento, organizado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) do Ministério da Saúde, aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro em Brasília.
O encontro, realizado anualmente, reúne todos os Cerests que integram a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). No último dia do 12º Renasttão, aconteceu a 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), com a apresentação de 24 experiências selecionadas por edital do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
O trabalho apresentado pelo Cerest Volta Redonda aborda a temática “Vigilância em Saúde do Trabalhador nas Emergências em Saúde Pública” e tem o título “Os Profissionais de Enfermagem que atuam na Emergência da Saúde Pública têm mais Acidentes com Material Biológico”.
Os autores do estudo são a técnica de enfermagem Natália Braga Nunes, a enfermeira Janaína de Oliveira Ribeiro (coordenadora técnica do trabalho), a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, a técnica de Segurança do Trabalho Edinéia Rosa Ferreira Sant’Anna (fiscal de Saúde do Trabalhador), o fisioterapeuta Alex Silva de Oliveira e o coordenador do Cerest, Carlos Amaro.
Janaína de Oliveira Ribeiro destacou que o evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, proporcionou três dias de aprendizado e troca de experiências. Ela também comentou sobre o objetivo do estudo apresentado.
“A equipe do Cerest-VR identificou que os acidentes com material biológico têm aumentado entre os profissionais de saúde, sendo os trabalhadores da enfermagem nas emergências da saúde pública a categoria mais afetada. Eles estão expostos ao risco de infecção após exposição ocupacional acidental ao sangue ou fluidos corporais. Nosso trabalho destaca a importância do autocuidado e do cuidado específico com a categoria de Enfermagem, profissionais essenciais para o cuidado da nossa comunidade”, afirmou Janaína.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Condenado pelo estupro da filha de 2 anos é preso em Barra Mansa

Agentes da delegacia de polícia de Barra Mansa, coordenados pelo delegado titular Marcus Montez, prenderam…

Incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros na Vila Mury, em Volta Redonda

VOLTA REDONDA Um incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira, 24,…

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua – CartaCapital

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira 24, na capital paulista, uma nova…