25/06/2026 05:37

  • Home
  • Politica
  • Festival, reuniões bilaterais, Cúpula: veja agenda de Lula no G20

Festival, reuniões bilaterais, Cúpula: veja agenda de Lula no G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Rio de Janeiro para cumprir uma série de agendas ligadas a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna, na capital fluminense.

O G20 é um fórum que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. O evento tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.

São esperados representantes de 55 países ou organizações internacionais na capital fluminense entre segunda (18) e terça-feira (19).

Veja os eventos que o presidente participará nos próximos dias:

16 de novembro

Neste sábado (16), o principal compromisso do presidente é uma reunião bilateral com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

A partir das 12h (horário de Brasília), Lula participa da cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social, uma iniciativa que reúne organizações não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, afim de ouvir a sociedade civil nos processos de construção das políticas públicas.

Às 17h, o presidente comparece no Aliança Global Festival, na Praça Mauá, onde artistas brasileiros farão shows gratuitos. Segundo os organizadores, o objetivo do festival é impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — assunto prioridade do Brasil no G20.

Lula será acompanhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja) e pelo presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa — que sediará a próxima edição do G20, em 2025.

17 de novembro

No domingo (17), o presidente participa de reuniões bilaterais e da Plenária dos Prefeitos do Urban 20 (U20), no Armazém da Utopia.

O evento receberá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debates soluções urbanas e o futuro das cidades, inclusão social, combate à fome e pobreza, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas.

18 de novembro

Na segunda-feira (18), pela manhã, Lula presidirá a Cúpula de Líderes do G20, ele iniciará uma, das três sessões substantivas principais do fórum.

As reuniões correspondem, cada uma, às três prioridades que o presidente estabeleceu para a Cúpula: inclusão social e luta contra a fome e a pobreza, reforma da governança global e transição energética e desenvolvimento sustentável.

A programação do domingo finaliza a noite, na recepção oficial oferecida por Lula e pela primeira-dama, aos chefes de delegações e convidados.

19 de novembro

Na manhã de terça-feira (19), a partir das 10h, ocorre a terceira e última sessão substancial dos líderes, para tratar dos tópicos desenvolvimento sustentável e transição energética. Na sequência, haverá a sessão de encerramento da Cúpula e a transmissão da presidência do Brasil para a África do Sul, que preside o G20 a partir de 1º de dezembro.

Ainda neste dia, Lula terá reuniões bilaterais com outros líderes e concederá uma entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde.

Segundo apuração da analista da CNN, Jussara Soares, o presidente terá mais de dez encontros bilaterais durante o período do fórum. Dentre eles, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em reta final de mandato, o francês Emmanuel Macron, os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Itália, Giorgia Meloni e outros.

*Sob supervisão de Renata Souza

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Condenado pelo estupro da filha de 2 anos é preso em Barra Mansa

Agentes da delegacia de polícia de Barra Mansa, coordenados pelo delegado titular Marcus Montez, prenderam…

Incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros na Vila Mury, em Volta Redonda

VOLTA REDONDA Um incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira, 24,…

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua – CartaCapital

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira 24, na capital paulista, uma nova…