Volta Redonda – O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista (HSJB) recebeu uma doação de quase 10 litros de leite humano ordenhado (LHO) do Instituto Fernandes Figueira, localizado no Rio de Janeiro. O coordenador da unidade de Volta Redonda, enfermeiro André Luiz Baptista Reis, foi até a capital fluminense, acompanhado da técnica de enfermagem Clea dos Santos Viera da Silva, para buscar o material na última sexta-feira (8).
De acordo com o coordenador, a doação consistiu em 29 frascos de leite, totalizando 9,9 litros. “Todo o leite doado passará pelo processo de pasteurização no nosso Banco de Leite e será distribuído para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do hospital, conforme prescrição médica”, explicou André.
Ele reforçou a importância da doação, destacando que o leite vem para complementar a coleta realizada pelas 128 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Volta Redonda. “Essa parceria vai contribuir muito para nutrir e cuidar dos nossos pequenos guerreiros. Agradeço imensamente a todas as doadoras, pois cada frasco faz a diferença, ajudando a salvar vidas e acelerar a recuperação desses bebês”, destacou o coordenador.
Coleta e Conservação
O leite humano cru coletado pode ser armazenado por até 15 dias em freezer ou congelador na casa da doadora, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, preservando suas principais propriedades. Somente o Banco de Leite Humano pode realizar o processamento e distribuição desse leite.
Quem tiver interesse em se tornar doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite de Volta Redonda de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelos telefones 0800-2400034 ou (24) 3512-8348. Em Barra Mansa, o telefone para contato é (24) 3512-0719, e o posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR