O Congresso Nacional aprovou o ECA Digital, legislação que atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente para reforçar a proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual. A medida é considerada um passo fundamental diante do crescimento das ameaças digitais, mas especialistas alertam: a luta pela segurança online está apenas começando.
Em Volta Redonda, a discussão sobre o tema ganha força com a realização de uma palestra nesta quarta-feira (24/09), às 18h30, na FASF. O encontro contará com a presença do delegado da Polícia Federal Pedro Paulo, especialista em crimes virtuais, que vai abordar estratégias de prevenção e enfrentamento do abuso sexual infantil online.
Para o vereador Raone Ferreira, presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental, a aprovação do ECA Digital é um marco, mas precisa vir acompanhada de mobilização social.
“O ambiente virtual pode ser uma ferramenta poderosa para educação e lazer, mas também expõe crianças e adolescentes a riscos graves. Precisamos debater, construir caminhos e garantir segurança contra o abuso sexual online. A aprovação do ECA Digital é uma vitória, mas é só o começo”.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram (@raonefs).
The post VR promove debate sobre combate ao abuso sexual infantil no ambiente virtual appeared first on Tribuna Sul Fluminense.