
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realiza o seminário “Integração no Setembro Amarelo: Políticas Públicas de Prevenção e Cuidado”, para abordar a importância da saúde mental e a formulação de políticas públicas destinadas à valorização da vida, em alusão à campanha Setembro Amarelo. O encontro acontece das 14h às 17h, no Auditório Sylvia Bisaggio, da Unisuam, na Av. Paris, 84, em Bonsucesso, no Zona Norte do Rio.
Com o seminário, o poder público pretende conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, incentivar a cooperação entre os diferentes entes federativos para a criação de estratégias de acesso a serviços de apoio psicológico, além de sensibilizar a sociedade sobre a questão.
A secretária Especial de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, destaca a necessidade da união de esforços para o fortalecimento da saúde mental como forma de prevenção ao ato extremo de tirar a própria vida:
“Setembro Amarelo é sobre amor, cuidado e esperança. Na Secretaria de Integração Metropolitana, reafirmamos todos os dias o nosso compromisso de olhar para cada vida com respeito e carinho, promovendo saúde mental e fortalecendo laços de afeto. Prevenir o suicídio é um gesto de amor coletivo. É caminhar juntos — poder público, sociedade e instituições — para que cada pessoa se sinta acolhida e valorizada. Promover a vida é a missão que assumimos com o coração, porque falar de Setembro Amarelo é falar da vida. E a vida é o nosso maior bem”, explica Cynthia.
Entre os palestrantes convidados estão o psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hugo Fagundes; o professor e secretário de Esporte e Lazer de Nilópolis, Paulo Roberto Moraes; o mestre em Saúde Coletiva e médico do CAPS de Maricá, Silas Ferreira; o neurocientista e pesquisador em saúde mental do King’s College London, Tiago Garcia; e a especialista em psiquiatria e saúde mental e representante da Liga da Saúde Mental da Unisuam Bonsucesso, Silvia Carvalho.
O neurocientista Tiago Garcia reforça que a “prevenção em saúde mental é mais eficaz quando une ciência, políticas públicas e a comunidade. Três pilares que, juntos, salvam vidas”.
No evento será entregue o prêmio “SEIM Integrando Ações”, para prestigiar projetos e campanhas da Região Metropolitana fluminense pelas iniciativas bem-sucedidas ligadas ao tema do seminário.