Resende – A Superintendência de Vigilância em Saúde de Resende, esteve presente em dois eventos nacionais na área de Saúde do Trabalhador. O primeiro foi o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), realizado de 4 a 6 de novembro de 2024, em Fortaleza (CE).
No evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Isabela Mazza, do Programa de Saúde do Trabalhador, e Thaís Silva, do Cerest Médio Paraíba 2, participaram como palestrantes. Elas apresentaram uma experiência desenvolvida em Resende, que visa garantir a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador Rural do município. A iniciativa, coordenada pela equipe de Saúde do Trabalhador em colaboração com a Rede de Saúde local, reforça o compromisso do município com a saúde ocupacional.
Após o evento em Fortaleza, as profissionais seguiram para Brasília para participar do 12º Renasttão, encontro anual promovido pelo Ministério da Saúde, realizado no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Durante o evento, ocorreu a 3ª Mostra Nacional de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, que apresentou 24 projetos selecionados entre 188 trabalhos inscritos de todo o Brasil.
“Resende se destacou com duas experiências classificadas como exitosas pelo Ministério da Saúde, uma na linha temática “Vigilância Popular em Saúde do Trabalhador” e outra em “Ações Intra e Intersetoriais em Saúde do Trabalhador”. É muito gratificante poder apresentar o desenvolvimento dos nossos trabalhos dia após dia, mostrando que somos um exemplo para profissionais de todo o país”, disse Raone Fernandes, secretário de Saúde de Resende.
As apresentações ocorreram no dia 7 de novembro, com transmissão ao vivo pelo YouTube, garantindo visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde do Trabalhador de Resende.