O prefeito de Volta Redonda Antonio Francisco Neto garantiu nesta terça-feira (28), após se reunir com os vereadores Renan Cury e Betinho Albertassi, que tomará providências para apurar denúncias referentes à suposta má gestão da Creche Dauro Peixoto Aragão, no bairro Tangerinal. Os parlamentares se reuniram com o chefe do Executivo, que recebeu de Cury um relatório contendo relatos de de pais, responsáveis e profissionais da educação sobre problemas estruturais, sanitários e administrativos na creche.
Segundo os vereadores, as denúncias apontam falhas que, se confirmadas, representam risco à saúde, à integridade e ao bem-estar das crianças atendidas. “Todos os pais e profissionais que me procuraram, fiquem tranquilos, pois nenhum nome foi citado e está garantido o sigilo”, informou Cury em publicação em uma rede social.
Segundo ele, Neto ficou visivelmente incomodado com as informações que recebeu e se comprometeu a apurar cada uma das denúncias em adotar “as medidas necessárias para garantir que a situação seja resolvida com a máxima urgência e responsabilidade”.
A creche abriga quase 400 crianças em horário integral. O número estaria sendo considerado excessivo para a estrutura existente.
No vídeo, o prefeito afirma que “as providências já estão sendo tomadas”. Ele informou que uma funcionária da Secretaria Municipal de Educação foi deslocada para a unidade a fim de levantar informações ainda nesta terça-feira.
Depois de pedir desculpas antecipadamente a respeito das denúncias, Neto anunciou que uma nova reunião será realizada na tarde da quinta-feira (30), em seu gabinete, às 16h. “Já estamos tomando as providências. Isso não vai continuar. Dei minha palavra para eles [vereadores] e vou cumprir”, afirmou o prefeito.
Na publicação de Renan Cury, responsáveis pelas crianças fizeram comentários. Muitos chamaram a atenção, como o de uma mãe que escreveu: “Hoje me sinto culpada por precisar deixar meu filho na creche para poder trabalhar.
Não é fácil acreditar que tudo isso acontecia dentro de um lugar que deveria ser referência em cuidado e educação.
Isso precisa mudar. É urgente que exista uma lei que exija câmeras dentro das salas de aula. Nossas crianças merecem segurança, respeito e proteção”. (Foto: Divulgação)