22/06/2026 20:31

  • Home
  • Polícia
  • Programa ‘Viva Melhor’ promove saúde, autonomia e bem-estar na terceira idade em Volta Redonda

Programa ‘Viva Melhor’ promove saúde, autonomia e bem-estar na terceira idade em Volta Redonda

VOLTA REDONDA

As histórias de Maurílio Gomes da Fonseca, de 92 anos, e Margarida Silva, de 84, ilustram os impactos positivos do programa ‘Viva Melhor’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda. A iniciativa reúne atividades físicas, ações de lazer e convivência social voltadas à população idosa, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e ativo.

Frequentando aulas de ginástica há cerca de sete anos, inicialmente no bairro Dom Bosco e atualmente no polo do São Luiz, Maurílio destaca as mudanças significativas em sua qualidade de vida ao longo do período em que participa do programa.

SAÚDE E INDEPENDÊNCIA

Frequentando aulas de ginástica do bairro São Luiz, Maurílio participa das atividades da Smel há cerca de sete anos. Antes, também integrou as turmas do programa no bairro Dom Bosco. Ao longo desse período, viu sua qualidade de vida mudar de forma significativa.

“Teve uma época que eu estava pensando em contratar uma pessoa para me ajudar a vestir a roupa, porque eu não estava conseguindo mais. Estava muito ruim. Aí comecei a fazer ginástica, fui fortalecendo o corpo e melhorando. Hoje, graças a Deus, estou melhor do que quando tinha 50 anos” conta.

Segundo ele, a atividade física foi fundamental para recuperar a força, a mobilidade e a confiança para continuar levando uma vida independente.

Participante assíduo das viagens da Melhor Idade, já conheceu destinos como Caxambu (MG), Teresópolis (RJ) e Campos do Jordão (SP), mas considera a visita deste ano ao Hotel Portobello Resort, em Mangaratiba, uma das melhores experiências. “Já participei de várias viagens, mas aqui parece que é o melhor lugar que eu já fui. Muito bacana mesmo. Fiquei muito feliz de fazer essa viagem”, diz.

No mesmo grupo de viajantes estava Margarida Silva, participante no polo do Santo Agostinho. Ela pratica ginástica há cinco anos e atribui à atividade física uma melhora significativa na saúde e na disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

 

“Eu tinha muito problema na coluna, artrose e artrite. Melhorei bastante. Achei que tive uma melhora muito boa mesmo”, relata.

Ao refletir sobre como estaria sem a prática regular das atividades físicas, ela não tem dúvidas sobre a importância do programa em sua vida. “Se eu não fizesse ginástica, acho que estaria parada dentro de casa. Mas como faço, estou apta para tudo ainda”, destaca.

A viagem deste ano ganhou um significado ainda mais especial para Margarida. No dia 10 de junho, data em que o grupo embarcou para Mangaratiba, ela completou 84 anos e viveu uma comemoração inesquecível.

“Eu pensei assim: ‘que presentão de aniversário eu ganhei’! Um presente igual a esse eu nunca teria. A gente é simples, faz só uma festinha para os parentes. Mas isso aqui foi diferente. Eu fico até emocionada”, conta.

Mais do que oferecer atividades físicas e momentos de lazer, o programa “Viva Melhor” tem proporcionado novas oportunidades para que os idosos de Volta Redonda mantenham a saúde, fortaleçam vínculos de amizade e continuem exercendo sua independência.

 


Você pode estar interessado em

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

No pico – Jornal Aqui

Resende entra no mapa das grandes competições de montanha do país Resende vai receber, pela…

Voltaço perde de 2 a 0 para o Botafogo da Paraíba

O Volta Redonda voltou a jogar mal pela Série C e perdeu na tarde deste…

Ação conjunta identifica idoso e esclarece situação documental em Volta Redonda

VOLTA REDONDAA atuação integrada da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Polícia Civil…