SÃO BERNARDO DO CAMPO/VOLTA REDONDA
Uma delegação de estudantes e professores do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), do Movimento Pela Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), participou, no último sábado, dia 18, de um encontro socioeducacional na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campos (SP). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros da Educação e da Fazendo, Camilo Santana e Fernando Haddad respectivamente. Promovido pela Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP/MEC), o encontro reuniu cerca de quatro mil jovens.
Durante o evento, o coordenador do MEP-VR Pedro Paulo Vidal e o estudante Pedro Castilho conseguiram se aproximar do palco e entregaram pessoalmente uma carta com reividicações ao Ministro da Educação. Já a correspondência destinada ao Presidente Lula foi entregue ao deputado federal Guilherme Boulos, devido à dificuldade de aproximação do presidente. As cartas também foram encaminhadas via e-mail e protocoladas nos gabinetes da Presidência da República e do Ministério da Educação, no dia 17, um dia antes do encontro.
Através das cartas, os representantes de Volta Redonda sugerem novas ações para fortalecer o ensino federal na Região Sul Fluminense, entre elas a criação de um curso de medicina na UFF em Volta Redonda; agilização das obras do Restaurante Universitário e do dormitório estudantil na UFF, como a implantação de novos cursos técnicos do IFRJ nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho.
Pedro Paulo contou que foi um momento mágico para a história do Movimento de Volta Redonda. Destacou que, estar junto com milhares de jovens em um evento voltado à educação e poder entregar cartas as maiores autoridades do país, foi algo inesquecível. “Poder apresentar nas cartas questões de Volta Redonda e convidar as autoridades para nos visitar, foi um momento para jamais ser esquecido”, contou Pedro Paulo.
PEDIDO AO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
O episódio fez o grupo recordar a trajetória iniciada em 1996, quando José Maria da Silva, o Zezinho, então operário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e integrante do MEP, entregou uma carta ao então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, durante uma visita à Usina Presidente Vargas (UPV). Na ocasião, a reivindicação era criação de uma Escola Técnica Federal em Volta Redonda, sonho que se concretizou dez anos depois, com a implantação do Instituto Federal Fluminense (IFRJ), campus Pinheiral e Volta Redonda, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, inaugurado em 2006.
Durante evento em São Bernardo do Campos, o presidente Lula e o ministro Camilo Santana anunciaram a ampliação do programa de apoio aos cursinhos populares, que passará de 374 para 500 em 2026. Ambos destacaram a importância da perseverança e do papel da educação pública no combate às desigualdades. “Ninguém na idade de vocês tem o direito de desistir. Se foi possível para mim, é possível para vocês”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro Camilo Santana complementou, ressaltando que a rede será expandida e fortalecida com apoio técnico, garantindo mais oportunidades para estudantes socialmente desfavorecidos e consolidando a CPOP como política permanente de equidade educacional. O ministro Haddad também incentivou os jovens e ressaltou a importância do investimento na formação de base e no fortalecimento da educação como instrumento de desenvolvimento nacional.
Foto – Divulgação

Foto – Divulgação

Foto – Divulgação

Foto – Divulgação
Você pode estar interessado em