25/06/2026 06:00

  • Home
  • Politica
  • Presidenta interina da Venezuela agradece a Lula por apoio e solidariedade – CartaCapital

Presidenta interina da Venezuela agradece a Lula por apoio e solidariedade – CartaCapital

A presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, postou, nesta sexta-feira 9, mensagem de “especial gratidão” ao presidente Lula (PT) e ao povo brasileiro por apoio e solidariedade “nos momentos mais críticos após a agressão sofrida”.

No dia 3, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram sequestrados por militares estadunidenses, sob ordem do governo de Donald Trump, e estão presos em Nova York. O presidente Lula condenou a ação nos EUA no mesmo dia, classificando como “uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso”.

Além da menção de agradecimento aos brasileiros, Delcy destacou ter conversado com Lula, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

“Durante esses encontros, forneci informações detalhadas sobre os ataques armados contra o nosso território, que resultaram na morte de mais de 100 civis e militares”, informou Delcy Rodríguez.

Ela disse que reafirmou aos chefes de Governo que a Venezuela vai “enfrentar essa agressão por meio de canais diplomáticos”, como o “único caminho” para defender a soberania e preservar a paz. Delcy destacou que tratou com eles sobre o que ela denominou de “graves violações do direito internacional, incluindo a violação da imunidade de jurisdição” contra Maduro e a primeira-dama.

(Com informações da Agência Brasil).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Condenado pelo estupro da filha de 2 anos é preso em Barra Mansa

Agentes da delegacia de polícia de Barra Mansa, coordenados pelo delegado titular Marcus Montez, prenderam…

Incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros na Vila Mury, em Volta Redonda

VOLTA REDONDA Um incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira, 24,…

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua – CartaCapital

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira 24, na capital paulista, uma nova…