
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (21), em Guaratiba, na Zona Oeste, o programa EscolarIdade. A ação conta com a parceria das secretarias Municipal de Educação (SME) e do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), para a promover os direitos da pessoa idosa, através da educação, inclusão e envelhecimento ativo.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha (PSD), e do secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Felipe Michel (PP), além de alunos inscritos e professores das Casas de Convivência Dercy Gonçalves (Santa Cruz) e Lolita Rodrigues (Guaratiba).
Por meio do EscolarIdade, os idosos terão aulas de alfabetização nas Casas de Convivência, com conforto, acessibilidade e integração com o ambiente de convivência. Nesta primeira etapa, 75 estudantes serão beneficiados com classes anexas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa que há 40 anos permite que pessoas que interromperam os seus estudos concluam a educação básica. As aulas serão ministradas em dois turnos – manhã e tarde. Aos alunos serão oferecidos uniformes e material didático completos.
O EscolarIdade foi criado com base na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), os quais garantem o acesso à educação a todos os cidadãos, independentemente da idade. O programa segue ainda as diretrizes do Objetivo de Envelhecimento Saudável (OES 12 – Educação de Qualidade), previsto no Decreto Rio nº 55.996/2025, voltado para a redução do analfabetismo entre idosos e para o incentivo do aprendizado contínuo.
Para Felipe Michel, a iniciativa representa um marco na valorização da pessoa idosa, uma vez que a “alfabetização promove independência, autoestima e novas possibilidades”, disse Michel, acrescentando que o programa representa o primeiro passo para garantir que os idosos continuem “participando ativamente da sociedade”.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, destacou que o novo projeto de Prefeitura é ainda um reconhecimento das trajetórias de superação dos alunos que têm acesso à educação através da EJA, especialmente os idosos:
“Cada aluno da Educação de Jovens e Adultos carrega uma história de coragem e recomeço. O programa Escolaridade nasce justamente para valorizar essas trajetórias e ampliar o acesso à educação, levando a escola até onde nossos alunos estão. A EJA uma das expressões mais bonitas do que acreditamos na rede: a escola como espaço de acolhimento e transformação. Queremos garantir que ninguém fique para trás, em nenhuma idade”, afirmou Ferreirinha.
A Prefeitura pretende expandir gradativamente o EscolarIdade para outras Casas de Convivência em diferentes regiões da cidade, com a meta de fortalecer vínculos sociais, ampliar o acesso à educação e assegurar um envelhecimento digno e participativo.
Serviço
Programa EscolarIdade – Alfabetização de Idosos?Parceria: Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV)
Locais:
– Casa de Convivência Dercy Gonçalves – Av. Hermínio Aurélio Sampaio, 105 – Santa Cruz
– Casa de Convivência Lolita Rodrigues – Estrada do Magarça, 3325 – Guaratiba
Público: Pessoas idosas a partir de 50 anos -?Gratuito | Inscrições abertas
Informações: Canal RioCuidadoso – (21) 97533-8831 | Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h.