
Na madrugada desta quarta-feira (10), 1.080 aves silvestres foram resgatadas durante uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil, em Petrópolis, na Região Serrana fluminense.
Os pássaros foram encontrados porque os policiais desconfiaram do comportamento de um motorista que teve o carro abordado na BR-040. Ao abrirem o porta-malas, as autoridades se depararam com 12 caixas de madeira e 10 caixas de papelão onde as aves, de diversas, espécies estavam amontoadas.
Aos policiais, o criminoso disse que saiu de Barbacena, cidade mineira, com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os pássaros seriam entregues em troca de dinheiro. O homem, de 49 anos, foi detido em flagrante.
Foram vítimas de crime ambiental: 820 aves, incluindo tiê-sangue, canários, trinca-ferros, tico-ticos e coleiros – aves aptas para soltura; 80 aves feridas, em estado delicado; e 180 aves mortas, sendo a maioria coleiros.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, essa a foi a maior apreensão de aves silvestres dos últimos anos no território fluminense.
A crime ambiental foi registrado na Polícia Civil de Petrópolis. As aves foram encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/APA Petrópolis), onde serão tratadas e depois devolvidas à natureza.
A operação também contou com o apoio da Delegacia do Meio Ambiente (DMA-PF) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA-PC).