Paracambi deu um grande passo em direção à melhoria do saneamento básico e da qualidade de vida de seus moradores com a inauguração, nesta quarta-feira (27/08), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lages. A unidade, que passou por uma reforma completa realizada pela Rio+Saneamento e já está em fase de pré-operação, promete beneficiar cerca de 4 mil pessoas nos bairros Lages e Bom Jardim, resultando em um impacto direto na preservação ambiental e saúde pública local.
A nova ETE Lages integra mais 21 km de redes coletoras de esgoto ao sistema de Paracambi, ampliando a cobertura do tratamento de esgoto e contribuindo para a melhoria das condições sanitárias no município. A implantação da unidade faz parte de um investimento de R$ 26,3 milhões realizados pela Rio+Saneamento em obras de infraestrutura de saneamento básico, destacando o compromisso da concessionária com o desenvolvimento e a saúde da população de Paracambi.
Em um evento de inauguração que contou com a presença de autoridades, entre elas Daniel Carcau, superintendente da Casa Civil, e Marcelo Luvisotto, superintendente regional da Rio+Saneamento, foram destacados os benefícios trazidos pela nova estação. “Com essa obra, Paracambi está mais preparada para garantir um futuro mais saudável e sustentável para sua população. Além do benefício direto à saúde pública, a cidade também será favorecida com a geração de novos recursos financeiros, como o ICMS Verde”, afirmou Carlos Gontijo, diretor institucional da Rio+Saneamento.
Além da ETE Lages, outras estações de tratamento de esgoto, como as dos bairros Guarajuba e Centro, também passaram por reformas e reativação nos últimos meses. Com a operação das três unidades, Paracambi terá capacidade para tratar 86 milhões de litros de esgoto mensalmente, volume equivalente a 35 piscinas olímpicas, uma grande conquista para o município.
Marcelo Luvisotto, superintendente regional da Rio+Saneamento, reforçou a importância dessa melhoria contínua. “A inauguração da ETE de Lages aumenta consideravelmente a capacidade de tratamento de esgoto e assegura mais eficiência ao sistema de saneamento da cidade. Continuaremos a investir em projetos que elevem a qualidade de vida dos cidadãos e contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade.”