VOLTA REDONDA
Uma operação integrada entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Polícia Militar e a “Operação Segurança Presente” resultou na remoção de 14 motocicletas irregulares e na identificação de 15 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Volta Redonda. A ação, divulgada nesta segunda-feira, 20, pela prefeitura, faz parte da campanha “Escolha viver, respeite as leis de trânsito”, promovida pela administração municipal, com o objetivo de reduzir acidentes e irregularidades envolvendo motociclistas.
Durante a primeira semana da operação, foram realizadas 356 abordagens em diversos pontos da cidade. Diferente de uma blitz tradicional, as equipes realizaram fiscalizações em circulação, de forma dinâmica e contínua. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, as ações seguirão pelos próximos dias para reforçar o respeito às leis de trânsito e garantir mais segurança a motoristas, motociclistas e pedestres.
“O nosso objetivo é salvar vidas. Muitas pessoas acham que dirigir é apenas colocar o veículo em movimento, mas é fundamental conhecer e respeitar as regras. Um inabilitado, por exemplo, não sabe o que significa um triângulo invertido, que indica ‘dê a preferência’. Desconhecendo essa sinalização, ele coloca em risco a própria vida e a de outros. Vamos seguir atuando para garantir segurança e coibir práticas ilegais que ameaçam a população”, destacou o coronel.
De acordo com levantamento do Hospital São João Batista (HSJB), referência em traumatologia na região, o número de acidentes com motociclistas aumentou 62% em setembro de 2025 em relação ao mesmo período de 2024 — foram 161 registros contra 99 no ano anterior. No total de janeiro a setembro, os acidentes com motos passaram de 713 para 865.
Para enfrentar esse cenário, a prefeitura tem ampliado ações educativas e de prevenção, como o curso gratuito “Pilotagem Segura e Cidadã”, que oferece técnicas de direção defensiva para motociclistas habilitados, e o projeto “Piloto Cidadão”, voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos. A “Minicidade do Trânsito”, outro programa da administração municipal, ensina crianças sobre comportamento seguro nas vias, de forma prática e lúdica.
Você pode estar interessado em