
Nesta segunda-feira (27), a Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio (SEIM) promove o seminário “Outubro Rosa Integrado: Políticas Públicas Inclusivas pela Saúde e Direito das Mulheres”, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento, que é gratuito, acontece das 14h às 17h, no auditório 11, 1º andar, bloco F, campus Maracanã. No local, vão se reunir especialistas da área da saúde para falar sobre políticas de prevenção e tratamento do câncer de mama, e sobre boas práticas de gestão pública em municípios fluminenses. As inscrições são limitadas e devem ser feitas na internet.
O debate terá condução da secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, que vê o encontro como crucial para saúde feminina. Segundo a secretária, a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar muitas vidas, diante de uma doença que impacta milhões de mulheres. Cynthia ressaltou que o câncer é cercado por mitos que podem gerar confusão e medo, segundo o Correio da Manhã.
Com a realização do seminário “Outubro Rosa Integrado”, a Secretaria Especial de Integração Metropolitana pretende fortalecer a cooperação entre municípios, além de assegurar às mulheres o acesso integral à saúde e ao acolhimento psicológico na rede pública de saúde.
Durante o encontro, será entregue o Prêmio “SEIM Integrando Ações”, que reconhece projetos e campanhas de destaque na área. Entre os palestrantes estão: Jackeline Marins, pesquisadora em direitos das mulheres; Renato Cony, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde; Edmar Lopes, diretor do Centro Oncológico de São Gonçalo; Caroline Miranda, nutricionista especializada em saúde da mulher; e Inês de Castro, ginecologista e mestranda em saúde materno-infantil.