10/09/2025 18:48

  • Home
  • Politica
  • Instituto Estadual de Olhos realiza milésima cirurgia de catarata em paciente de 73 anos

Instituto Estadual de Olhos realiza milésima cirurgia de catarata em paciente de 73 anos

Divulgação Gov RJ

Nesta sexta-feira (5), o Instituto Estadual de Olhos (IEO) comemorou a realização da milésima cirurgia de catarata. A marca atingida pela unidade, que é dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é resultado da expertise do médico-cirurgião, Ricardo de Resende Salgado, para beneficiar a paciente Judite Borges de Carvalho, moradora de Carapebus, no Norte Fluminense.

Inaugurado no dia 7 de abril de 2025, o IEO já pode ser considerado uma referência na saúde oftalmológica fluminense, como destaca o governador Cláudio Castro (PL):

“É um orgulho cuidar da saúde ocular da população do Estado do Rio de Janeiro com equipamentos de ponta para o tratamento. Fizemos um investimento de cerca de R$ 6 milhões e hoje estamos muito orgulhosos com os resultados”, afirma Castro.

A filha da paciente operada, Eliana de Carvalho Ferreira, de 40 anos, que acompanhou a mãe durante a cirurgia de catarata, disse a paciente pretende se dedicar à costura e aos cuidados dos seus animais quando voltar a enxergar:

“Minha mãe é da área rural. Trabalhou em fazenda, já ordenhou leite em vaca e fez colheita de café. Só vê vultos e com a recuperação da visão, ela deseja costurar e tratar novamente das galinhas e do cachorro. A unidade tem grande infraestrutura para as cirurgias e tivemos um excelente tratamento aqui”, comenta a filha de Judite, de 73 anos, que é natural de Capelinha, município do Vale do Jequitinhonha (MG).

A catarata é uma doença ocular que torna o cristalino opaco e impede a luz chegar à retina causando perda gradual da visão. Na operação realizada IEO, o cristalino afetado foi retirado e substituído por uma lente intraocular, corrigindo a visão prejudicada. O procedimento durou 30 minutos e foi feito com anestesia local.

O médico-cirurgião Ricardo de Resende Salgado ressalta que um dos principais benefícios da cirurgia é reduzir o risco de quedas nos idosos e, consequentemente as fraturas:

“A gente sabe que o idoso quando tem catarata e, por não enxergar direito, corre um risco muito grande de queda, que podem ocasionar fraturas e hospitalizações. Já quando acontecem as cirurgias, percebemos a diminuição dos casos. O IEO possui tecnologia e profissionais altamente qualificados para atendimento à população”, explica o cirurgião.

A marca conquistada pelo Instituto Estadual de Olhos foi celebrada pela secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, para quem o resultado é de importância significativa para garantir aos usuários do SUS um atendimento de excelência:

“É uma unidade de ponta que presta atendimento integral ao paciente. Aqui, oferecemos avaliação clínica, realização de exames pré-operatórios e o procedimento cirúrgicos, com equipamentos modernos. É uma marca de relevância que atingimos hoje com mil procedimentos de catarata”, destacou a secretária de Estado de Saúde”, destaca Claudio Mello.

O diretor-geral do IEO, Ramiro Torres, por sua vez, enfatiza que a paciente operada, além de voltar a enxergar, vai perceber melhora na sua saúde mental:

“A cirurgia feita no instituto vai muito além da marca do milésimo procedimento. Ela ressignifica a vida da pessoa, devolve a confiança, melhora a autoestima e promove a independência no dia a dia dos idosos”, explica o médico.

O Instituto Estadual de Olhos conta com aparelhos modernos, entre eles: Tomografia de Coerência Óptica (OCT), que analisa todas as camadas da retina sem o emprego de radiação. O aparelho usa feixes de luz para obter as imagens.

O Instituto já realizou 94.597 exames, como ultrassonografia, tomografia e biometria ultrassônica ocular, além de 9.714 consultas, beneficiando mais de 66 municípios fluminenses.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

VR realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos nesta sexta-feira (12)

Todos os participantes irão receber um kit que contém, entre outros itens, uma revista da…

Voltaço anuncia contratação do atacante Ygor Catatau – Informa Cidade

O Voltaço anunciou, nesta quarta-feira (10), a contratação do atacante Ygor Catatau, de 30 anos,…

adolescente diz ter sido agredida pelo pai com cabo de vassoura – Informa Cidade

A Polícia Civil de Valença está investigando o caso de uma adolescente de 14 anos…