Foto: Divulgação – Inea
Estado do Rio – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou o segundo “Boletim Mensal de Segurança Hídrica”, com um panorama detalhado sobre a estiagem no estado do Rio de Janeiro. A edição traz um mapa que revela seca fraca e moderada em várias regiões do estado, além do panorama do abastecimento em setembro e a previsão de chuvas para os próximos 30 dias.
“O boletim de segurança hídrica permite acompanhar e divulgar a área de abrangência e a intensidade da seca no Estado e as condições dos principais reservatórios para abastecimento público e mostrar que, atualmente, apesar dos volumes pouco significativos de chuva nos últimos meses, estão em condições favoráveis” explicou a gerente de Segurança Hídrica, Fernanda Spitz.
O documento acompanha mensalmente o nível dos principais reservatórios utilizados para abastecimento público: Lajes, Funil (que integra o Sistema Hidráulico Paraíba do Sul) e Juturnaíba. De acordo com com os dados comparados aos anos anteriores, o estado apesar de ter passado por uma estiagem histórica, conseguiu ter a sua situação normalizada.
A divulgação mensal do boletim permite que o estado acompanhe de forma eficiente a evolução das condições hídricas e tome decisões preventivas, com foco na preservação dos recursos e no atendimento à população.