Foto: Divulgação
Volta Redonda – Um erro na administração de um medicamento pode trazer consequências para a saúde do paciente. Para evitar essas situações, os treinamentos em segurança medicamentosa são essenciais nos serviços de saúde. A segurança medicamentosa é a ciência e a prática voltadas para prevenir e minimizar os danos relacionados ao uso de medicamentos. Esses treinamentos são fundamentais para garantir a qualidade do cuidado ao paciente.
Com esse compromisso, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) ofereceu capacitação para a equipe de enfermagem da UTI Neonatal e Pediátrica. Letícia de Almeida, enfermeira responsável pelo treinamento, explica que, ao avaliar a rotina do setor, surgiu a necessidade de promover um treinamento sobre práticas seguras no uso de medicamentos.
“A UTI Neonatal e Pediátrica é um setor complexo, e para atender um paciente que necessita de cuidados intensivos, é importante uma equipe capacitada. Essa atualização é necessária não só para as equipes de enfermagem da UTI, mas para todos os setores da instituição”, comentou Letícia.
“Vale ressaltar que a Anvisa possui protocolos de segurança para prescrição, uso e administração de medicamentos e exige a participação da enfermagem em programas de atualização.”
Um dos pilares dos treinamentos em segurança medicamentosa são os “Cinco Certos” (podendo ser ampliado para “nove certos”). Essa ferramenta ajuda os profissionais a verificarem cada etapa da administração de um medicamento, reduzindo o risco de erros.
“Se o profissional seguir os passos de checar o nome correto do paciente, verificar a medicação que está em mãos, prestar atenção em embalagens e nomes semelhantes, e conferir a dose prescrita, entre outros passos, isso reduz a chance de dano ao paciente”, explica Letícia.
Treinamentos em segurança medicamentosa são fundamentais para garantir a assistência à saúde. Para Letícia, o investimento do H.FOA na capacitação dos profissionais é uma ação positiva para prevenir erros, melhorar resultados e aumentar a satisfação dos pacientes.
“Promover treinamentos e capacitações faz parte da educação continuada do hospital. Proporcionar a atualização profissional contribui diretamente para a segurança na assistência. Trabalhar na área da saúde exige que o profissional estude e se atualize constantemente. Iniciativas como essa beneficiam não só o funcionário, mas também a instituição, que investe na capacitação de sua equipe e melhora o serviço prestado”, afirma.
Além dos “Cinco Certos”, foram abordados temas como as metas internacionais de segurança do paciente e tópicos do Código de Ética de Enfermagem, reforçando ao profissional as condutas asseguradas pela legislação e seu dever de prestar assistência de enfermagem livre de danos.