Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • G20: Primeiro dia da Cúpula reúne 33 mil pessoas e debate urgências globais

G20: Primeiro dia da Cúpula reúne 33 mil pessoas e debate urgências globais

País – Centenas de reuniões, seminários e encontros, organizados pela própria sociedade civil, garantiram que o G20 Social recebesse o credenciamento de mais de 33 mil pessoas interessadas em sugerir políticas públicas para os líderes das mais potentes do planeta. Os temas passaram por demandas comuns às populações dos países do G20 e muitas soluções foram apresentadas nas atividades autogestionadas.
Com o objetivo de garantir políticas públicas e o desenvolvimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) organizou o debate: “G20 Social: o Protagonismo dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis na Liderança da Economia Circular e Agenda ESG”.
Durante a atividade, foi debatida a importância da categoria na liderança da economia circular e nas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Os catadores e catadoras, que historicamente atuam com práticas sustentáveis, agora veem seu papel ganhando destaque nas agendas globais. Para Carlos Cavalcante, da articulação nacional do movimento (@catadoresmncr), a participação em eventos como o G20 é essencial para dar visibilidade e valorizar a categoria. A mesa contou também com Anderson Nassif, fundador da COOPERLOL; Ary Moraes, da SENAES; e Mateus Mendonça, da UNICOPAS, que reforçaram o papel fundamental dos catadores na construção de um futuro mais sustentável.
“A Favela não é carência, Favela é potência”, foi assim que Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas – CUFA, abriu a mesa de debate proposta pela Central e pela Unesco, que teve como tema a importância das favelas no centro do debate global. O presidente da CUFA mostrou como as favelas podem ter papel importante no desenvolvimento do país.
Em seguida, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, fez questão de enfatizar a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dar aos moradores das favelas o lugar de protagonistas neste G20 Social”. Para o ministro, o governo federal garantiu aos moradores de favelas que suas reivindicações fossem ouvidas no G20 Social, conforme ouvidas em outras instâncias do governo.
Ao todo, a CUFA organizou conferências em 48 países, onde foram feitas discussões com foco nas mulheres, nas culturas e no desenvolvimento econômico.  A UNESCO e a CUFA, com a participação da London Schoolof Econômica (LSE), promoveram debates que reuniram lideranças e especialistas para discutirem o papel dos moradores das favelas como catalisadores de transformação social e desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.
O fundador da CUFA, Celso Athayde, disse que trazer as questões das favelas para o G20 é um marco histórico. “Hoje é um dia que jamais será esquecido. Como sempre digo: Se os problemas são globais, as soluções também devem ser”, afirmou Athayde.
Com a proposta de apresentar o Relatório de Investimento Público e Políticas Públicas da Juventude Negra da pesquisa “Juventudes negras”, o Em Movimento organizou uma mesa de debates no g20 Social. Um dos objetivos desta pesquisa foi destacar a perspectiva antirracista, interseccional e intersetorial para os orçamentos públicos no Brasil em prol do desenvolvimento das juventudes negras. A entidade tem parceria com a Uneafro Brasil, a Perifa Connection e a Sankofa, Consultoria em Equidade. A pesquisa teve em vista responder à demanda política por dados sobre as juventudes negras que vivenciaram sua cidadania entre as desigualdades de raça e geração. Muitas outras atividades autogestionadas foram realizadas no Boulevard Olímpico e o resultado das discussões vão compor um caderno de anexos que será entregue aos chefes de estado do G20 com o documento síntese da Cúpula do G20 Social. Amanhã, haverá as três grandes plenárias sobre os três eixos propostos pela presidência brasileira ao G20. Confira a programação e participe.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Inmet emite alerta para chuvas no Estado do Rio

Foto: INMET Estado do Rio – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado…

Voltaço inicia preparação para enfrentar a Ferroviária pela Série B – Informa Cidade

O Voltaço iniciou, neste sábado (19), no Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral, as…

câmera registra assalto em farmácia do Retiro, em Volta Redonda – Informa Cidade

A câmera do circuito interno de uma farmácia na Avenida Antônio de Almeida, no bairro…