Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Regiões
  • Estudantes do UniFOA criam cartilha contra violência doméstica

Estudantes do UniFOA criam cartilha contra violência doméstica

Volta Redonda – Docentes e discentes do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, lançaram a cartilha “Despertar Para Mudança: Prevenção Contra Violência Doméstica”, um projeto de extensão voltado à conscientização e combate à violência doméstica. Segundo o último censo realizado em 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), 30% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar causada por um homem.
O projeto surgiu da necessidade de enfrentar o aumento dos casos de violência doméstica e oferecer informações acessíveis à comunidade. O objetivo principal vai além de promover o empoderamento das vítimas; também busca conscientizar a sociedade sobre o tema.
“Muitas vezes, as vítimas desconhecem as formas de buscar apoio e o amparo legal que possuem. A cartilha foi idealizada como uma ferramenta educativa para esclarecer dúvidas, orientar sobre como identificar diferentes formas de violência e mostrar os caminhos de proteção previstos pela lei, como as medidas protetivas e o acesso à rede de apoio”, explica Alan Pançardes, professor e coordenador do Curso de Direito.
Com uma abordagem interdisciplinar, a iniciativa também beneficia os estudantes envolvidos, promovendo uma visão colaborativa e completa sobre o conteúdo a ser compartilhado. O curso de Direito contribuiu com o esclarecimento das informações jurídicas, o curso de Jornalismo garantiu a construção de uma comunicação acessível, e o curso de Publicidade e Propaganda ficou responsável pela criação de uma estratégia visual e de divulgação.
“Essa troca de saberes não só aproximou diferentes áreas, mas também permitiu que cada grupo compreendesse melhor o papel de sua profissão no combate à violência doméstica, formando uma abordagem mais completa e humana para apoiar as vítimas e sensibilizar a sociedade”, complementa Alan.
A expectativa é que o projeto promova uma mudança na conscientização da comunidade local sobre a violência doméstica, incentivando um entendimento mais claro sobre o que constitui abuso e quais são os direitos das vítimas. “Queremos que as pessoas se sintam mais informadas e preparadas para reconhecer e denunciar casos de violência, sabendo que têm amparo legal e apoio de uma rede de serviços locais”, reforça o coordenador.
Além disso, a iniciativa tem como objetivo estimular a divulgação e sensibilizar a sociedade, procurando desmistificar o tema e fortalecer a cultura de acolhimento e proteção às vítimas, incentivando a construção de relações mais saudáveis e seguras.7
Para os estudantes, a experiência vai além da teoria. Maria Eduarda Bodstein, aluna do 2º período de Direito, compartilha sua vivência: “Tem ampliado meu senso de responsabilidade e me proporcionado um olhar mais atento sobre questões de justiça e apoio social. Esse projeto também enriquece minha formação acadêmica ao me expor a pesquisas e discussões que não fazem parte da grade curricular tradicional, contribuindo para uma formação mais humana e completa.”
O projeto promove uma troca de conhecimentos, permitindo que os alunos aprimorem valores éticos e desenvolvam uma consciência social. “A violência doméstica é uma questão de grande importância para a nossa sociedade e uma realidade difícil enfrentada por muitos brasileiros. Participar e elaborar um projeto de extensão desde o início é essencial para entendermos e construirmos nosso papel na sociedade”, afirma Gabriel Viana, aluno do 1º período de Jornalismo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Itatiaia promove recadastramento do transporte universitário

Itatiaia – A Secretaria Municipal de Educação está realizando o recadastramento dos universitários de Itatiaia…

Lucas Adell é o novo reforço do Voltaço

O zagueiro Lucas Adell, de 24 anos, que estava atuando no Azuriz (PR), chega com…

drone grava incêndio em residência na Casa de Pedra, em Volta Redonda – Informa Cidade

O Corpo de Bombeiros de Volta Redonda foi mobilizado na tarde desta quarta-feira (26) para…