Foto: Divulgação
Estado do Rio – O Detran.RJ emitiu um alerta aos condutores sobre um novo golpe que tem vitimado pessoas no Estado do Rio e em todo o país. O golpe ocorre por meio de notificações falsas enviadas por SMS, WhatsApp e e-mail, informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista está com processo de suspensão ou cassação em andamento.
Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é redirecionado para uma página falsa que simula o sistema Gov.br, do Governo Federal. Ao preencher os dados, o condutor visualiza informações pessoais, supostas infrações cometidas e valores a serem pagos, além de uma opção para “regularizar” a situação. O Detran.RJ orienta que as pessoas ignorem comunicações desse tipo, pois se tratam de tentativas de golpe.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) também divulgou uma nota recomendando que os condutores não acessem notificações de suspensão ou cassação da CNH por meios que não sejam os oficiais dos departamentos de trânsito.
O Detran.RJ esclarece que não realiza contato com os usuários por SMS, e-mail ou telefone para comunicar suspensão ou cassação da CNH. As notificações de infrações e as de suspensão ou cassação da CNH são enviadas exclusivamente por carta registrada. Para consultar as infrações, o usuário deve acessar o Posto Digital do Detran.RJ no site oficial (www.detran.rj.gov.br), clicar na aba “Infrações” ou ainda utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Por meio do aplicativo, o usuário também pode aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que avisa quando há novas infrações registradas e permite que as notificações de infração e penalidade sejam enviadas exclusivamente de forma eletrônica.