Foto: Divulgação
Costa Verde – Os prefeitos de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti; Paraty, Zezé Porto; Mangaratiba, Luiz Cláudio Ribeiro; e Rio Claro, Babton Biondi — que participou de forma remota — se reuniram na Prefeitura de Paraty, na tarde de sexta-feira (19), para oficializar a criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde. A iniciativa visa integrar esforços para promover a região como um destino turístico único, atrair investimentos e gerar oportunidades de desenvolvimento econômico para os municípios participantes.
A proposta da união entre os municípios vai além da promoção turística. O consórcio busca consolidar a Costa Verde como uma marca forte e articulada no mercado nacional e, principalmente, internacional, favorecendo a captação de investimentos, a ampliação de parcerias institucionais e o fortalecimento político das cidades envolvidas, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico.
O encontro marcou a leitura e análise do estatuto, a discussão de estratégias de financiamento e a eleição da primeira diretoria do consórcio, que nasce com o propósito de trabalhar a Costa Verde como um único produto turístico.
Após ser lido, o estatuto do consórcio agora será encaminhado às procuradorias municipais para análise. A ratificação do documento está prevista para a próxima reunião. Devido à recente mudança na gestão de Itaguaí — que havia assinado o protocolo de intenções — será necessário confirmar a permanência do município no grupo.
Em seguida, foi realizada a eleição da primeira diretoria do consórcio. O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, foi eleito presidente, e o prefeito de Paraty, Zezé Porto, foi escolhido como vice-presidente. Ambos cumprirão mandato de dois anos (2026–2027) e foram empossados logo após a votação.
Em seu discurso de posse, Ferreti reforçou os objetivos do consórcio.
“Ao invés do turista vir, ficar dois dias e ir embora, temos que criar estratégias para que ele fique mais tempo na região. Também precisamos fortalecer a Costa Verde politicamente, é importante mostrar que estamos caminhando juntos. O consórcio pode fazer com que tenhamos mais recursos e mais possibilidade de investimentos em atratividades turística”, ressaltou o prefeito de Angra.
Os benefícios da união entre os municípios também foram exaltados pelo prefeito de Paraty.
“Esse consórcio é importante para fortalecer diversos segmentos, mas principalmente o turismo. Queremos trazer cada vez mais turistas para a nossa região, mantendo-os por mais tempo na Costa Verde, proporcionando emprego e renda para a nossa população”, destacou Zezé Porto.
Também foram definidos os membros do Conselho Fiscal, formado pelos procuradores de Mangaratiba, Rio Claro e Paraty. Os suplentes serão indicados posteriormente. O secretário de Parcerias e Inovação de Angra dos Reis, Rodrigo Gouvea, foi escolhido como secretário-executivo do consórcio.
A próxima reunião do Consórcio de Turismo da Costa Verde já tem data marcada: será realizada no dia 4 de novembro, no município de Rio Claro.