26/06/2026 08:39

  • Home
  • Regiões
  • Concertos gratuitos marcam os 10 anos do Festival Casa da Música Paraty

Concertos gratuitos marcam os 10 anos do Festival Casa da Música Paraty

Foto: Divulgação

Paraty- Dos dias 18 a 22 de novembro, a Casa da Música de Paraty celebra dez anos de existência.
Neste período, sempre às 18h, haverá uma série de concertos no Auditório da Casa da Cultura de Paraty. Para marcar a data, será exibido um mini documentário, em que alunos e equipe de coordenação se unem em depoimentos, contando histórias que se entrelaçam à história da Casa da Cultura. O documentário será exibido diariamente.
Desde sua fundação em 2014, a Casa da Música de Paraty tem sido um refúgio de aprendizado e inspiração, oferecendo educação musical gratuita para crianças e jovens da região. O projeto, que começou pequeno e logo se expandiu, conquistou uma sede própria e tornou-se um polo cultural, promovendo não só aulas, mas também apresentações e experiências transformadoras. Sob a condução de educadores dedicados, a Casa fortalece a identidade cultural local e oferece oportunidades de crescimento artístico.
Atualmente, a Casa da Música conta com 290 alunos, 22 modalidades de ensino, atende 52 bairros e oferece 372 horas mensais de aula. As modalidades incluem cavaquinho, coral infantil e juvenil, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, teoria musical, violão para iniciantes e avançado, violino, viola, violoncelo, entre outros. As práticas de conjunto são o coração dessa experiência, incentivando os alunos a desenvolverem coesão e sociabilidade, enquanto se preparam para apresentações que fazem parte do calendário cultural da cidade.
A programação, totalmente gratuita, começa na segunda-feira (18) com apresentações de Violino, com o professor Marcelo Campos, Violoncelo, com a professora Daiane Andrade, e Piano, com o professor Zayin Zamba. Na terça-feira (19), será a vez de Saxofone e Flauta, com o professor Roberto Finizio, do Grupo de Choro, com o professor Felipe Karam, e da Prática de Conjunto, com o professor Franco Lorenzon.
O Festival terá apresentações especialmente destacadas na quarta-feira (20), e na quinta-feira (21), quando os grupos estáveis da Casa vão mostrar sua arte. Na quarta, o Quarteto de Violões, a Orquestra de Violões e os Solos serão conduzidos por André Pantera, com um repertório que mescla a música popular brasileira e elementos eruditos. Na quinta, o palco será da Camerata de Cordas, formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, sob a batuta de Rafael Gandolfo.
Encerrando as comemorações na sexta-feira (22) haverá apresentações de Escaleta, com o professor Anderson Della Vechia, Flauta e Percussão, com a professora Natália Gularte.
SERVIÇO
Festival Casa da Música Paraty
e 18 a 22 de novembro, 18h
Auditório da Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty
Entrada Gratuita
Programação:
18 de novembro, às 18h: Violino (professor Marcelo Campos), Violoncelo (professora Daiane Andrade), Piano (professor Zayin Zamba)
19 de novembro, às 18h: Saxofone e flauta (professor Roberto Finizio), Grupo de choro (professor Felipe Karam), Prática de conjunto (professor Franco Lorenzon)
20 de novembro, às 18h: Orquestra de Violões, Quarteto de Violões, Solos (professor André Pantera)
21 de novembro, às 18h: Camerata de Cordas, Quarteto de Cordas, Grupo de Violoncelos (professor Rafael Gandolfo).
22 de novembro, às 18h: Escaleta (professor Anderson Della Vechia), Flauta (professora Natália Gularte), Percussão (professora Natália Gularte)

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Utilitário furtado no Espírito Santo é recuperado na Dutra, em Barra Mansa – Informa Cidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na tarde desta quarta-feira (24), um veículo com registro…

Odair Mariano busca apoio de Delegada Martha Rocha na Alerj para eleições sindicais em julho

Em agenda institucional na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o presidente…

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto…