Vassouras – O Comitê Guandu-RJ marcou presença no XXI Encontro Nacional de Iniciação Científica da Universidade de Vassouras (ENIC 2024), que aconteceu de 24 a 26 de outubro, com foco nos biomas brasileiros e tecnologias sociais. Durante uma mesa-redonda no sábado (26), o Comitê discutiu a “Agenda 2030: Biomas do Brasil como Alicerces para o Desenvolvimento Sustentável”, voltada ao público de mestrado em Ciências Ambientais.
O encontro contou com a participação de Elton Luis da Silva Abel, diretor do Comitê e engenheiro florestal da Cedae; Mauro Pereira, biólogo e vice-coordenador da Câmara Técnica de Estudos Gerais do Comitê; Paola Oliveira, diretora de Saneamento; e Nicole Fraguas, representante da Secretaria de Meio Ambiente de Vassouras. Juntos, eles abordaram como a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser aplicados para melhorar a qualidade de vida e promover a preservação ambiental na região.
Mauro Pereira destacou a importância dos ODS, detalhando ações do Comitê, como reflorestamento e saneamento, alinhadas aos ODS 4, 6, 15 e 17, que promovem educação ambiental, água limpa e saneamento, além de diálogo com municípios. Ele também ressaltou a inclusão da juventude e outros setores da sociedade no processo, reforçando o papel coletivo na busca por um futuro sustentável.