TRÊS RIOS
No dia 5 de outubro acontecem as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Três Rios. A chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2028. Cinco candidatos disputarão.
O prazo para registro de candidatura terminou no dia 29 de agosto. A propaganda eleitoral acontece na cidade desde o dia 30.
Concorrem ao cargo de prefeito Anderson Bento de Medeiros (PRD). Ele é conhecido como Anderson Muriçoca, tem como vice Jozemar de Lima (PRD). Bia Bogossian (PSD) disputa com o vice Juliano Maia (PSD). Jonas Mascarenhos é do Podemos e tem como vice Arsonval Macedo Liliu (MDB). Jorge Luis de Almeida (DC) vem para disputa com o vice Luis Fernando Coelho (DC). E Juarez de Souza Pereira (Solidariedade) concorre com o vice Jacqueson Martins Lima (Novo), o professor Jacqueson.
Anderson de Medeiro (PRD)

Juarez de Souza Pereira (Solidariedade)

Bia Bogossian (Psd)

Jonas Mascarenhos (Podemos)

Jorge Luis de Almeida (DC)
Desde o dia 1º de julho, o Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira, mantendo a decisão do TRE-RJ, que indeferiu seu registro de candidatura às Eleições 2024, devido à incidência de causa de inelegibilidade decorrente da prática de atos de improbidade administrativa.
Ele foi declarado inelegível porque teve suas contas como presidente da Câmara de Três Rios reprovadas em 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele concorreu a eleição de prefeito com liminar que suspendeu a decisão do TCE, porém o entendimento do TSE é que como ela foi dada após o primeiro turno das eleições, não afastava a inelegibilidade. Ele disputou sub judice, foi diplomado e tomou posse por liminar. Porém, no mês de julho houve a decisão final. Desde então o presidente da Câmara de Três Rios, Jonas Dico, assumiu interinamente o cargo de prefeito. Ele é atual candidato a prefeito.
Resultado em 2024
Joa ficou em primeiro lugar nas eleições com 60,99% (28.632 votos), Vinicius Farah em segundo lugar com 31,29% (14.687), seguido de Rossimar Caiaffa com 5,28% (2.477 votos) e Celso Jacob com 2,45% (1.148). Nenhum dos candidatos do ano passado entraram nessa disputa da eleição suplementar.
Você pode estar interessado em