Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Regiões
  • Alunos de Volta Redonda se destacam em torneio de robótica

Alunos de Volta Redonda se destacam em torneio de robótica

Foto: Divulgação – Secom/PMVR.
Competição reuniu estudantes de 9 a 15 anos

Volta Redonda – Dez alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, localizada no bairro Santa Rita do Zarur, se destacaram na etapa regional do FLL (First Lego League Challenge), considerado o maior torneio de robótica do mundo. A competição reuniu estudantes de 9 a 15 anos nesta semana, na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “Submerged”
Os alunos da escola, integrantes da equipe RVR Tecnobots, conquistaram o troféu de “Estrela em Ascensão”, um reconhecimento pelo desempenho promissor e pelo potencial de evolução da equipe. Além disso, eles garantiram a classificação para a etapa nacional do torneio, que ocorrerá em Brasília entre março e abril de 2025.
“Essa conquista reforça o impacto transformador da robótica educacional na formação dos estudantes, promovendo habilidades técnicas, inovação e trabalho em equipe. A jornada da RVR Tecnobots promete continuar inspirando e alcançando novos patamares”, afirmou Felipe Nóbrega, diretor da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e articulador de robótica.
O torneio une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) para estimular o aprendizado colaborativo e criativo, desafiando jovens a resolver problemas globais por meio da robótica. A participação dos alunos foi viabilizada por meio de uma parceria com o sistema Firjan/Sesi, que doou o tapete utilizado na competição.
“O tapete ajudou os estudantes no treinamento e no desenvolvimento das suas estratégias. Durante o torneio, os competidores foram avaliados em quatro categorias: Core Values (trabalho em equipe, respeito mútuo e cooperação), Projeto de Inovação (soluções criativas para problemas reais), Design do Robô (planejamento técnico e funcionalidade) e Desafio do Robô (desempenho do robô em missões práticas no tapete)”, explicou Bruno Moreira, coordenador do Centro de Mídias da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Raquel Marques, uma das integrantes da equipe RVR Tecnobots, comentou que a preparação para o evento durou um mês e meio. No torneio, ela apresentou um projeto de barreiras ecológicas feitas de cabelo.
“Tenho certeza de que os juízes amaram o nosso projeto. Utilizamos fios de cabelo que serviram como uma esponja natural, absorvendo óleos fluentes e metais pesados. Devido à preparação, tivemos que mudar o turno das nossas aulas para estarmos prontos para o evento, e valeu a pena!”, enfatizou Raquel.

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bombeiros de Volta Redonda buscam por homem no Rio Paraíba – Informa Cidade

O Corpo de Bombeiros de Volta Redonda busca, desde a noite de terça-feira (25), por…

Geraldo Vida é eleito presidente da AAP-VR

Volta Redonda – Com apenas uma chapa inscrita, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta…

CAIP do UniFOA realiza capacitação com docentes

Volta Redonda – O vínculo entre professores e alunos é fundamental para estabelecer uma relação…