23/06/2026 15:11

  • Home
  • Politica
  • Arthur Henrique (PL) é o mais votado em Roraima, mas resultado é nulo e sub judice – CartaCapital

Arthur Henrique (PL) é o mais votado em Roraima, mas resultado é nulo e sub judice – CartaCapital

O ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL) foi o mais votado neste domingo 21 na eleição suplementar para o cargo de governador-tampão de Roraima. Ele obteve 60,9% dos votos, ante 35,7% de Soldado Sampaio (Republicanos) — que exerce o posto interinamente — e 3,4% de Nelita Frank (PT).

Os eleitores do estado tiveram de retornar às urnas porque o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do então governador Edilson Damião (União).

A chapa de Henrique, porém, concorreu sub judice, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral do estado negou o registro de candidatura dele e de seu vice, Subtenente Velton (PL). Eles ainda aguardam o julgamento de recursos.

Segundo o TRE-RR, a proclamação definitiva do resultado depende da conclusão do processo judicial. Enquanto isso, informou o tribunal,  Soldado Sampaio segue no cargo.

O imbróglio decorre de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, a derrubar uma norma do TRE-RR que flexibilizava o prazo para os candidatos deixarem cargos públicos antes do pleito — segundo o tribunal regional, a desincompatibilização poderia ocorrer até 24 horas após a convenção partidária que definiu o candidato.

Dino, contudo, rechaçou esse entendimento e determinou que a saída dos cargos deveria respeitar o prazo de três ou seis meses previsto na Lei das Inelegibilidades.

Como ainda cabe recurso contra a decisão de Dino, Henrique apareceu nas urnas, mas disputou a eleição sub judice — ou seja, sob julgamento.

Se a Justiça Eleitoral validar o resultado deste domingo, o mandato de Arthur Henrique valerá até janeiro de 2027, quando assumirá o ganhador de outubro.

Em 30 de abril, o TSE cassou o mandato de Damião e ordenou a realização de eleição direta no estado, em julgamento que também resultou na inelegibilidade do ex-governador Antonio Denarium (PP). Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico em 2022.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barra Mansa terá ponto facultativo no jogo do Brasil; sairão 15 horas

A Prefeitura de Barra Mansa informa que haverá redução do expediente administrativo nas repartições públicas…

Volta Redonda libera servidores às 16h desta quarta devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo – Informa Cidade

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, anunciou na manhã desta terça-feira (23), no…

Troca de tiros entre PM e suspeitos termina com apreensão de drogas em Angra dos Reis

ANGRA DOS REIS Uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos de envolvimento com…