02/12/2025 08:42

  • Home
  • Politica
  • Rio proíbe fabricação e venda de gel blasters

Rio proíbe fabricação e venda de gel blasters

Divulgação

Está proibida no Estado do Rio de Janeiro a fabricação, comercialização, transporte e distribuição das armas que disparam bolinhas de gel, as chamadas gel blasters. A regra consta da Lei 10.980/25, de autoria original da deputada Tia Ju (REP), aprovada pela Alerj, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial de 03/10.

As gel blasters são réplicas de armas que utilizam pequenas esferas de gel — que se expandem em contato com a água — e funcionam por bateria com propulsão a mola. A nova lei complementa a Lei 2.403/95, que já proíbe brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo que possam ser confundidos com armamento real.

Ao defender a medida, Tia Ju citou episódios recentes de agressões e riscos à população: “Essa ‘brincadeira’ virou risco para a população, já que jovens e adultos estão simulando confrontos nas ruas, organizando guerras em locais de grande circulação e atirando em pessoas desprevenidas”. A parlamentar também alertou para o uso estético que confunde a segurança pública: “Os jovens já estão pintando esses ‘brinquedos’ para ficarem parecidos com armas de verdade e se caracterizando para simular guerras. Isso pode levar a polícia e a população a confundi-los com armas de fogo.”Tia Ju

Casos como o de um carroceiro atingido em Campos dos Goytacazes e o de um bebê ferido no Estado de São Paulo foram citados pela autora como exemplos do potencial lesivo. A lei recebeu coautoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Carlinhos BNH (PP), Claudio Caiado (PSD), Dionisio Lins (PP), Elika Takimoto (PT), Marcelo Dino (União), Renato Machado (PT) e Samuel Malafaia (PL).

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidente da Alerj anuncia repasse de R$ 220 milhões para ajudar 92 municípios do Estado

ESTADO A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro decidiu destinar R$ 220 milhões ao Estado…

Câmeras de segurança de Barra Mansa ajudam a localizar ladrão “faminto” – Informa Cidade

Imagens do sistema de videomonitoramento de Barra Mansa foram essenciais para localizar, no bairro Bom…

Desfiles da Sapucaí podem virar patrimônio imaterial do Estado do Rio

Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, símbolo máximo da identidade cultural…